Projeto para programa
UNIMETAL
Elaboração e ideias:
Paula Alecio – 2016
Um pouco sobre Paula Alecio:
Sou colunista em 3 sites de Rock e metal:
-
Heavy World - http://heavyworld.com.br/
-
Imprensa do Rock - http://www.imprensadorock.com.br/
-
Rock de Verdade - http://www.rockdeverdade.com.br/
Nos quais faço cobertura de shows, elaboro resenhas de álbuns, escrevo matérias e notícias de diversos modelos sobre o metal internacional e brasileiro. Claro que curto esse universo desde muito nova, então viver essa experiência é muito gratificante. Atualmente consegui entrevistar muitas bandas interessantes e de diversas etnias dentro do rock, entrevistas escritas e agora em video pelo canal Do youtube do Imprensa do Rock.
Como falo inglês bem, um pouco de espanho e um pouco de finlandês, gostaria de usar esse conhecimento para fazer algo ainda maior e mais importante dentro desse universo.
Seguem os links das minhas matérias em vídeo:
Heavy World:
https://www.youtube.com/watch?v=XF7cXMvPuNs
Imprensa do Rock:
https://www.youtube.com/watch?v=A1DXo9vZpQ8
https://www.youtube.com/watch?v=DkMI2b0OjYA
Já há algum tempo tenho vontade de falar mais sobre esse universo e mostrar ao publico brasileiro o quão rico e vasto é o rock e o metal dentro de nosso país e fora.
Então, tive essa vontade de apresentar um programa para reunir essa informações através de quadros elaborados de ideias que tenho.
PROGRAMA:
Duração de início: 30 minutos
Publico alvo: Metaleiros, Rockeiros, empresas ligadas ao ramo (produções, assessorias, empresários, lojistas, distribuidoras de CD e DVD, entre outros), musicos, bandas em ascenção, festivais, teatros, crianças, pretendo ainda mostrar esse gênero de música para os que ainda não o conhecem.
Objetivo principal: desmistificar o rock e o metal, conseguir atingir o publico suprareferido, e acabar com o preconceito a respeito (acredito ser minha maior missão).
Parcerias: Tentarei conseguir patrocínio para a produção do programa. O Imprensa do Rock estará ligado a esse projeto, mas não tem como me ajudar financeiramente. A ideia é tentar patrocínio com as assessorias, produtoras e fabricantes de itens ligados ao rock. Também penso em conseguir ajuda com a lei Rouanet e o Ministerio da cultura de Osasco.
O que acredito que preciso para esse programa acontecer:
-
Uma equipe de fotografia e filmagem, editoração de vídeos – pretendo conseguir parcerias.
-
Um escritório para elaboração das pautas com computador e internet.
-
Contatos com assessorias de imprensa para realização das matérias envolvendo bandas, festivais, etc.
-
Câmeras e tablets, de início para viabilizar tomadas externas.
-
Set para filmagem e chamadas de matérias externas.
Mídias que gostaria de vincular ao programa:
Facebook – com participação direta dos internautas e o programa
Youtube – para reprises
Imprensa do Rock – chamadas para o nosso programa e outras mídias
Instagram – fotos e divulgações das bandas participantes
Twiter
Um site do programa – para escrever mais coisas e deixar materias completas sobre o que andamos fazendo antes de ir ao ar, mercham...
Entre outras..
Projetos para quadros já pensados:
Tenho algumas ideias ainda a serem elaboradas, discorrerei sobre elas em tópicos e falarei um pouco sobre como penso em elaborá-las, com a ajuda de uma equipe. Me inspiro em um programa muito antigo e que fez a história na tv cultura – o Beakman! Penso em fazer quadrosa rápidos como os dele, me vestindo diferente e fazendo um papel mais comico em alguns momentos, dependendo do quadro.
-
Projeto bastidores: Ir aos bastidores mostrar como um álbum é feito, como um festival é montado, um documentário é gravado, um DVD é elaborado, uma letra de música é preparada...Com a devida autorizaçao das bandas e dos organizadores, e uma bela produção e edição de vídeo.
-
Entrevista com pessoas que não são do metal: Convidar gente que não é do metal mas gosta de metal para mostrar o quão diverso somos e para chamar esse público que curte outras coisas também para o metal – Exemplo: podíamos convidar o Wesley Safadão para falar sobre o que ele acha do metal... etc.
-
Quadros polêmicos: Funqueiro versus metaleiro; pagodeiro x metaleiro, suas ideias e universos.
-
Quadros educativos: Aprendendo inglês com metal – convidar um professor para falar sobre as letras. Aprendendo história com metal – convidar uma banda que faz letras embasadas na história para falar sobre. Congressos de rock – eu juro que existe! Pessoas que escrevem teses de mestrado e doutorado sobre o metal – também existe. Mitologia com metal, outras línguas com metal, e muitas outras coisas que se pode aprender com os metaleiros.
-
Entrevistas expositivas: Entrevistas onde ao invés de perguntar, mostramos – Por Exemplo, convidamos uma banda para mostrar como é seu dia a dia, como faz as composições, como pensdou na capa do álbum... Convidar um ilustrador de capas para mostrar como ele as elabora, como virou ilustrador, essas coisas.
-
Aprenda a cantar: Podemos convidar professores para gravarem aulas curtas sobre canto e voz de alto ganho – drives...
-
Metal no mundo: Mostrar as universidades do metal, as bandas de fora, pessoas ligadas a produção, mixagem e até como é a vida de uma banda de metal em várias localidades do planeta.
-
A história do metal: Mostrar como nasceu com filmes diferenciados, chamar as bandas que são história viva para falar sobre o assunto.
-
As bandas nacionais e suas influências: a maioria das bandas brazucas possuem influências gringas, podíamos juntá-las e ver no que dá.
-
Documentários do rock e metal: existem alguns documentários sendo produzidos, gostaria de entrevistar seus produtores e falar sobre sua elaboração e lançamento.
-
Mamãe sou metaleiro: Mamãe ser metaleiro não é coisa do diabo... mostrar alguém comum que tem família e curte metal. Porque somos uma nação? Aqui pretendo trazer os fãs do programa para mostrar a vida deles, o dia a dia, como e de que trabalham e porque curtem metal.
-
Os instrumentos: Trazer Professores barsileiros de instrumentos para falar sobre esse nicho, sobre instrumentos especificos e até dar pequenas aulas.
-
Quem vive música é um deus? : Isso porque viver de musica hoje em dia não é fácil, a ideia é trazer bandas brasileiras para falar sobre como ascenderam e como vivem de música. E depois algumas gringas.
-
Arte e metal: Começar com os caras por traz das capas dos álbuns, mas bnão fica só nisso, quem elabora os logos, quem pensa na arte das camisetas? Essas coisas
-
Campanha para Osasco ser a capital nacional do rock
-
Especiais top 10 com participação do público: aqui podemos fazer Top dez de tudo quanto é coisa ligada ao metal: melhores álbuns, melhores logos, melhores vocalistas, melhores guitarristas... mas penso em pedir para o público votar e dizer porque, nosso papel será compilar essas informações e melhora-las. 10 sons para ouvir antes de partir.
-
Sorteios de brindes conseguidos com parcerias: ingressos para shows, festivais, álbuns, camisetas...via facebook.
-
Crianças no metal : Papais e mamães que incentivam seus filhos a ouvirem o gênero, e como.
-
Jogos: falar sobre as trilhas sonoras – a maioria tem rock no meio – e sobre o guitar hero.
-
Trilhas sonoras: de filmes, seriados, e da vida de alguns fãs.
-
Mulheres no metal: especial com mulheres que cantam, tocam, bandas inteiras femininas. Falar sobre a mulher nesse universo.
-
Papel político: As letras muitas vezes falam sobre politica direta ou indiretamente. Trazer essas bandas para discorrerem sobre o tema.
-
Poesia e o metal: Alguns letristas também são poetas. Falar sobre essa parte, de como as letras são elaboradas, ou como influenciam outras obras literarias.
-
Para as bandas iniciantes: Chamar bandas já consagradas para falar diretamente com quem quer ter uma banda, cokmo devem se vestir, como falar com a mídia, a parte juridica e como ganhar dinheiro sendo metaleiro.
-
Porque cabelos cumpridos meninos?: Tentar buscar de onde veio essa ideia e mostrar os cabeludos e suas cabeleiras – como eles cuidam das madeixas..
-
Estilos dentro do metal: Vamos acabar de vez com as dúvidas sobre o que é death, trash, grindcore, hard rock e todas as milhões de nomenclaturas de rock. O quador se dividiriam em: Afinal o que é o death metal? Por exemplo.
-
Biografias de artistas e bandas: nunca vi niguém fazer uma resenha sobre biografias – gostaria de chamar o artista – se ainda estiver vivo – e quem escreveu sobre para falarem sobre o livro.
-
Enquetes sobre os símbolos: Porque o símbolo é a caveira? Porque fazemos aquele m com a mão? Dê onde isso surgiu?
-
Metal e seus riffs: como são formados, quais os maiores de todos os tempos, exste metal sem riff?
-
Outros elementos no metal: cantos greghorianos, orquestras, corais, o metal melódico, influência da música clássica no metal, instrumentos diferentes – gaita de fole, réquiens...
-
Letras românticas: o amor no metal.
-
Exposições: Exposições temáticas pelo mundo – fazer cobertura da exposição e falar sobre.
-
Curiosidades sobre os artistas: coisas que ninguém nunca falou sobre.
-
Os que já se foram: tarzer alguém parecido e vestir da pessoa, fazer uma entrevista como se fosse ele ali para contar sua história e hom,enageá-lo – queria começar com o Raul Seixas.
-
Festivais e suas comidas: falar sobre a alimentação em grandes festivais.
-
Valor dos ingressos: Quem ganha quanto ganha? Porque as vezes são tão caros?
-
Cerveja e metal: Cervejas e o metal ao longo do tempo, qual a relação? Chamar os artistas para falar sobre suas cervejas preferidas.
-
Os itens que as bandas comercializam são bons?: as camisetas são de boa qualidade, os álbuns estão a contento dos fãs com relaçõa ao material e não ao som... Fazer isso com ajuda dos internautas.
-
Quem ainda compra album porque compra?: Falar um pouco sobre esse mercado ainda resistente no metal, com a a juda dos fãs e das bandas, produtoras, distribuidoras.
-
Ciência e metal: algumas bandas falam sobre a ciência, trazer esses álbuns e falar sobre aos fãs.
-
O metal na escola e na escolha: Porque não temos aulas com metal?
-
Datas comemorativas: Haloween e o metal, Semana do rock fazer algo especial..
-
Sessão vídeos do Youtube: Animais metaleiros, crianças metaleiras, instrumentistas muito pequenos, instrumentistas excepcionais e o que mais vier a surgir.
-
Coisas que só um fã de metal faz: tocar guitarra na porta do show pra conseguir grana pro ingresso. Trabalhar com a camiseta do show no dia seguinte mesmo que ninguém no trampo curta rock.
-
Bandas que ninguém vai dizer que gosta: pedir a ajuda dos internautas
-
Bandas que todo mundo conhece: Rolling Stones, Scorpions... pedir a ajuda dos internautas
-
As delícias do metal: homens e mulheres que tiram o folêgo dos fãs, pedir a ajuda dos internautas
-
Fotos estranhas com gente esquisita: Fotos das bandas e de seus integrantes intrigantes – pedir ajuda dos fãs.
-
Sou fã quero fazer uma pergunta: o fã manda as perguntas para as bandas entrevistadas da semana, via facebook. E nos selecionamos na hora e perguntamos aos caras.
-
Tattoos e seus corpos: falar sobre as tatoos dos integrantes de banda.
Por enquanto as ideias são essas, mas com certeza teremos muitas outras durante os set de filmagens.
No final de cada programa queria colocar frases de impacto.
Queria que no set de filmagem tivesse uma bancada de marcenaria – na qual eu iria quebrar os cds ruins, destruir coisas para impactar os telespectadores, pra fazer uma graça.
Do'stlaringiz bilan baham: |