Luciana Almeida-Lopes



Download 5,02 Mb.
bet1/15
Sana27.06.2017
Hajmi5,02 Mb.
#17256
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15
Universidade do Vale do Paraíba


Análise in vitro da Proliferação Celular de Fibroblastos de Gengiva Humana Tratados com Laser de Baixa Potência.

Luciana Almeida-Lopes



São José dos Campos, SP

1999

Dissertação apresentada ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Vale do Paraíba como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciências, do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica.

Análise in vitro da Proliferação Celular de Fibroblastos de Gengiva Humana Tratados com Laser de Baixa Potência.

Luciana Almeida-Lopes

Dissertação aprovada em sua versão final pelos abaixo assinados:

Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro

Orientador

Prof. Dr. João Guidugli Neto

Co-orientador

Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco

Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento

São José dos Campos, SP, Brasil

1999

“Fim de caminhada


A estrada foi só flores

Porque os espinhos do caminho

Vocês os retiraram”

Obrigada amigos !



Agradecimentos

À Prof.a. Dra. Josepa Rigau, grande mestre, amiga e companheira a quem devo entre outras coisas, minha formação em cultivo de células.

À Prof.a. Dra. Márcia M. M. Jaeger por me ter recebido no laboratório de sua responsabilidade, pela co-orientação dessa dissertação e pelos profundos conhecimentos de cultivo celular.
Ao Prof. Aldo Brugnera que me ensinou a amar o tema laser e cujo rigor comigo e crédito em mim, me fizeram aprender a voar. Obrigada por ensinar-me que ninguém voa demasiadamente alto, quando voa com suas próprias asas.

À Prof.a Fátima Zanin que esteve a meu lado em todos os momentos difíceis, apoiando-me e fazendo-me crer que tudo é possível, e que o sonho deixa de ser sonho quando o compartilhamos com alguém.

À Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que me recebeu e sempre acreditou em meus protocolos, e em cujo laboratório (Laboratório de Cultivo Celular da Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP) pude desenvolver a maior parte dos experimentos relatados nessa dissertação.

À Comissão de Ética da FOUSP, sobretudo ao Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, pela prontidão e rapidez com que avaliaram e orientaram meu protocolo de pesquisa para desenvolvimento de cultura primária de fibroblastos de gengiva humana.

Ao Laboratório de Materiais do INPE, onde me receberam com grande entusiasmo e boa vontade, cedendo-me todo o necessário e não medindo esforços para esclarecer-me todas as dúvidas que eu tivesse sobre o tema.
Ao Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco, pela ousadia e desafio de elaborar um curso inter-disciplinar na área de Biomedicia Laser, pela possibilidade de integrar-me a tão seleto grupo.

Ao meu orientador Prof. Dr. Renato Zângaro pelo convite de integra-me à sua equipe de pesquisadores.

Ao meu co-orientador Prof. Dr. João Guidugli pela competência, carinho e paciência com que desempenhou seu importante papel dentro da confecção e revisão dessa dissertação; bem como pelos seus profundos conhecimentos em filologia e mitologia, que ajudaram a deixar mais leve nossas pesadas discussões.

Ao Dr. Mariano Vélez González, que cedeu a maior parte da literatura compulsada nessa dissertação, sempre disposto a traze-las, discuti-las e analisá-las junto a mim.

À Prof.a. Elaine dos Santos, pelo estudo estatístico apresentado nessa dissertação.

Ao Engenheiro Reinaldo Leite (Laser Beam Ind. Tec., Niterói) que cedeu os aparelhos de laser utilizados nos experimentos, e que os calibrou e preparou-os de maneira criteriosa e adequada.

À Prof.a. Dra. Dominique Corinne Hermine Fischer que cedeu instrumental de suma importância para a elaboração dos experimentos aqui descritos.

Aos colegas de laboratório, C. D. Rosângela Lustosa d’Ávila Pinheiro Daniel, C. D. Cristiane Miranda França, Dra. Manoela Gallicchio Domingues e Dr. Paulo Tambasco de Oliveira, pelo companheirismo e incentivo.

À Neide Leonor Nogueira de Souza, cuja boa vontade e sorriso terno me fazia tranquilizar cada vez que faltava algum documento na secretaria da pós-graduação da UniVap.
Ao Prof. Dr. Antônio Pinheiro, pela paciência e prontidão com que tem colaborado com nossos trabalhos de pesquisa no decorrer desses anos.

Ao Dr. Giovanni Gironi, meu querido professor e amigo, que me ensinou a ver a grandeza da odontologia e a beleza dessa profissão, através de uma pequena lente de microscópio.

Ao Engenheiro Renaldo Massimo (DMC Equipamentos Ltda., São Carlos), pelo constante apoio e incentivo.

Ao Prof. Dr. Pascual Hernandez del Moral, a quem devo meu bilingüismo espanhol, que tanto me ajudou na elaboração dessa dissertação.

Aos meus companheiros de Departamento, Prof. Cesar Rios de Almeida e Prof.a Florence Zumbaio Minstro, pelo constante apoio e prontidão em colaborar em tudo que fosse necessário, fazendo-me crer que ainda é possível acreditar em “equipe”.

Ao meu querido professor, “guru” e amigo, Prof. Hatsuo Kubo, que acreditou em mim talvez mais que eu mesma e que cuidou de meus pacientes de maneira competente e carinhosa todas as vezes que tive que ausentar-me do país.

Aos meus professores de graduação Prof. Dr. Luís Altruda Filho, Prof. Dr. Antônio Desidério Barbosa e Prof. Dr. Carlos R. R. Douglas, cujo exemplo de caráter, dignidade e brilhantismo profissional me inspiraram a entrar na vida acadêmica e cujas lições norteiam-me até hoje.

Ao Prof. Attilio Lopes, meu pai e grande mestre, que me ensinou a ter perseverança, humildade, integridade moral e honestidade sempre. Que me despertou o amor as línguas e o respeito às demais culturas, lições essas que me asseguraram grande entrosamento e tranqüilidade em todos os países por onde passei estudando, e que me ajudaram a jamais sentir-me só, ainda que estivesse sozinha...

Aos meus irmãos, Reinaldo e Eduardo Almeida Lopes, pelas tardes de domingo perdidas ao computador junto à mim...

Aos meus familiares, amigos, sobrinhas e afilhadas, cujas horas roubadas de seu convívio souberam transformar em incentivo, apoio e inspiração. Em especial à minha “fada e madrinha” Maria da Penha Almeida Prado, cujo apoio em todos os sentidos fez possível a conclusão dessa dissertação.


“Quando passamos por um lugar e seguimos

Não seguimos só...

Deixamos um pouco de nós mesmos

E levamos um pouco de alguém

Há os que levaram muito,

Mas não há os que não deixaram nada.

Essa é a maior responsabilidade de nossa vida

E a prova de que duas almas não se encontram por acaso”.
(Saint Exupery)


Dedicatória

À minha avó Landa que me ensinou o real sentido da vida.


À minha mãe Nazareth que renunciou à seus sonhos para que eu pudesse realizar os meus.


Homenagem Especial

Ao Dr. Mario Trelles (Espanha) que abrindo as portas do Instituto Médico Vilafortuny, me fez conhecer uma luz muito especial, mais até que o próprio laser. Tirou-me da monocromaticidade do mundo em que eu vivia, polarizando meus sonhos e ensinando-me a buscar sempre os por quês com direcionalidade e tenacidade. Que me fez encontrar coerência nas respostas obtidas para eles, que me ensinou a amar a pesquisa e superar os desafios impostos por ela!

Minha eterna gratidão por entre tantas coisas que me deu, os tão caros amigos Josepa Rigau, Mariano Vélez e Glen Calderhead.

“Mais vale a angustia da busca

À paz da acomodação...”

Homenagem Especial

Aos Professores Dr. Glen Calderhead (Escócia), Dr. Paul Bradley (Reino Unido), Dr. Simon Rochkind (Israel), Dr. Jan Tunér (Suécia) e Dra. Mary Dyson (Reino Unido), cientistas ilustres e brilhantes professores. Amigos, companheiros da WALT (Word Association for Laser Therapy), colaboradores e mestres de todos aqueles interessados na incessante busca dos “por quês” na Laser Terapia. Senhores cuja maior ambição é entender o primeiro e mais complexos de todos os pacientes: a célula; e cujo maior mérito é a simplicidade, humildade e respeito com que tratam todos os seus discípulos, nos quais tive e tenho a honra de incluir-me.


Meu carinho e respeito, e meu muito obrigada...

“Ensinar é mostrar que é possível

Aprender é tornar possível a si mesmo...”

Sumário

Pág.

Nota i


Abreviaturas ii

Índice de Figuras v

Índice de Tabelas viii

Resumo ix

Abstract x

1. Introdução 01

2. Revisão da Literatura 04

2.1. Laser 05

2.2. Reparação Tecidual 14

2.3. Revisão dos Efeitos do Laser na Cicatrização in vivo 28

2.4. Revisão dos Efeitos do Laser na Cicatrização in vitro 41


Download 5,02 Mb.

Do'stlaringiz bilan baham:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15




Ma'lumotlar bazasi mualliflik huquqi bilan himoyalangan ©hozir.org 2024
ma'muriyatiga murojaat qiling

kiriting | ro'yxatdan o'tish
    Bosh sahifa
юртда тантана
Боғда битган
Бугун юртда
Эшитганлар жилманглар
Эшитмадим деманглар
битган бодомлар
Yangiariq tumani
qitish marakazi
Raqamli texnologiyalar
ilishida muhokamadan
tasdiqqa tavsiya
tavsiya etilgan
iqtisodiyot kafedrasi
steiermarkischen landesregierung
asarlaringizni yuboring
o'zingizning asarlaringizni
Iltimos faqat
faqat o'zingizning
steierm rkischen
landesregierung fachabteilung
rkischen landesregierung
hamshira loyihasi
loyihasi mavsum
faolyatining oqibatlari
asosiy adabiyotlar
fakulteti ahborot
ahborot havfsizligi
havfsizligi kafedrasi
fanidan bo’yicha
fakulteti iqtisodiyot
boshqaruv fakulteti
chiqarishda boshqaruv
ishlab chiqarishda
iqtisodiyot fakultet
multiservis tarmoqlari
fanidan asosiy
Uzbek fanidan
mavzulari potok
asosidagi multiservis
'aliyyil a'ziym
billahil 'aliyyil
illaa billahil
quvvata illaa
falah' deganida
Kompyuter savodxonligi
bo’yicha mustaqil
'alal falah'
Hayya 'alal
'alas soloh
Hayya 'alas
mavsum boyicha


yuklab olish